TEXTO
ANA MARIA MACHADO
ILUSTRAÇÕES
ROGÉRIO BORGES
O SEGREDO
DA ONCINHA
SUGESTÕES PARA O PROFESSOR
ELABORAÇÃO:
ANA PAULA TORRES LAROCA
NEUZA SANCHEZ GUELLI
Os bichos se preparavam para pular o carnaval.
A mata toda se enfeitava. Uma alegria enorme
espalhava-se pela floresta. Mas na toca de
Dona Onça havia muita tristeza, pois Afonsinha, a
oncinha, não podia ir à festa. Seu pai, Seu Afonso,
não tinha dinheiro para comprar uma fantasia para ela.
Muito triste, Afonsinha resolveu afastar-se da floresta
para não ouvir a música animada, que não
a deixava dormir.
E teve uma grande e agradável surpresa.
--> ANTES DA LEITURA DO LIVRO
Explorar a ilustração da capa e da contracapa.
Com os alunos reunidos em círculo, formando diferentes grupos, lançar as seguintes questões:
a) Por que será que o livro tem esse título?
b) O que será que vai acontecer nessa história?
Em grupos, os alunos poderão criar ilustrações para a história que imaginaram a partir do título.
Fazer uma exposição dessas ilustrações para que os alunos vejam como cada grupo imaginou sua história.
-->LEITURA DO LIVRO PELOS ALUNOS
Ler o livro por partes, criando, sempre, suspense em relação à continuação da história, de forma que os alunos sintam vontade de prosseguir na leitura.
Trabalhar o vocabulário do texto. Fazer o levantamento das palavras cujo significado os alunos não conheça e orientá-los na descoberta desse significado ou pelo sentido no texto, consultando um adulto ou utilizando o dicionário.
Sugerir a leitura da história em voz alta, de diferentes maneiras: individual, em dupla, em grupo, por toda a classe ou por meio de um jogral.
-->Conversar com os alunos sobre o carnaval:
• o que é;
• quem gosta de carnaval;
• que fantasia já usaram;
• músicas de carnaval que conhecem;
• carnaval de rua e carnaval de salão.
Pedir aos alunos que entrevistem pessoas mais velhas para obter dados sobre o carnaval de outrora. Para isso, montar, com a classe, uma ficha de entrevista. Pedir, também, que tragam fotos e letras de canções de carnaval, de hoje e de antigamente.
Conversar sobre as músicas antigas que são conhecidas por todos até hoje.
Essa é a oportunidade para falar sobre compositores como Ary Barroso, Lamartine Babo, Braguinha, Assis Valente e outros. Os alunos que tiverem discos ou fitas desses compositores poderão trazê-los para a escola e ouvir na classe.
Por fim, montar um painel sobre o carnaval de “ontem” e de “hoje”.
Esse trabalho poderá ser integrado ao conteúdo de História e Geografia.
Trabalhar com a ficha de orientação de leitura, cujas atividades podem ser realizadas ora individualmente, ora em duplas ou em grupos. Algumas questões podem, também, ser respondidas em casa. O tempo destinado à resolução dos exercícios da ficha de orientação de leitura será determinado pelo professor de acordo com sua proposta de trabalho. Ao término de cada etapa é importante abrir um espaço para que os alunos possam discutir as questões apresentadas na ficha.
-->Lembrar que o texto é uma narrativa e, como tal, apresenta a seguinte estrutura:
• Introdução: apresentação de personagens, tempo e espaço;
• Desenvolvimento: conflito ou problema;
• Conclusão: resolução do conflito e desfecho (final da história).
Chamar a atenção dos alunos para os elementos da narrativa, especialmente o problema: a oncinha quer pular carnaval mas está proibida de fazê-lo. Quando um texto não apresenta um conflito, mostrando apenas uma seqüência de ações, de coisas que os personagens fazem, é chamado de “relato”.
Apresentar aos alunos textos narrativos e identificar os seus elementos, especialmente o conflito, que é o que caracteriza uma narrativa. Em Língua Portuguesa, propor a produção de um texto narrativo.
Fazer um trabalho integrado ao conteúdo de Ciências, com os animais da história: aranha, borboleta, vaga-lume, macaco, esquilo, jaguatirica, periquito, raposa, jabuti, tamanduá, anta, quati, guará, tatu, garça, jacaré, urubu, caxinguelê e onça.
Pedir coleta de dados (textos informativos, reportagens, figuras) para a montagem de um painel ou álbum, cartazes, revista, jornal etc. Indicação de livro para leitura e/ou consulta: Atlas dos animais, de David Lambert, publicado pela Editora Moderna.
Para encerrar, montar uma oficina de artes. Os alunos poderão confeccionar máscaras e instrumentos musicais a partir de materiais de sucata. Combinar um dia para fazer um “desfile”, usando todo o material confeccionado por eles.
(Postado por : Rosy Jardim )
Nenhum comentário:
Postar um comentário